segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mercado Público de Itaqui

Mercado Público Municipal

O mercado público de Itaqui foi fundado no dia 07 de setembro no ano de 1909. A obra foi projetada pelo arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio. O mercado é um dos principais referenciais urbanos do município e do Rio Grande do Sul. Todas as suas armações de ferro foram importadas da Europa. Na época o principal comércio era de erva-mate, produto responsável pela emancipação de Itaqui. O local representa uma época comercial, no início do século passado, quando havia um intercâmbio comercial e cultural muito rico entre o Brasil e a Argentina. O mercado foi considerado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul em 2009.

Aqui nessa esquina, funciona atualmente a Biblioteca Pública Municipal.




Aqui, atualmente funciona um mercadinho.


Aqui, antiga Livraria Tupy, funciona atualmente a Secretaria de Serviços Urbanos.

Agora, vamos para o interior do mercado! Para quem já conhece e gostaria de revê-lo e para quem não conhece ainda, ficar sabendo um pouco sobre a história de nosso município.

Cúpula de vidro, no teto.

Estrutura belíssima...

Esse é um dos lugares mais lindos de Itaqui.

Armações importadas... da Europa!

Uma das bancas do mercado. As bancas centrais eram açougues.


Este tópico e as fotos foram uma contribuição da minha filha Maria Clara que realizou um trabalho de pesquisa da escola. 


Essa foi a postagem especial de hoje.


3 comentários:

  1. Linda a postagem... Adorei fazer esse trabalho, mãe!

    ResponderExcluir
  2. Minha linda!!! Este trabalho foi mérito teu e de teus colegas de grupo, ficou muito bonito impossível não publicar. Obrigado pela colaboração. Estou esperando outras...

    ResponderExcluir
  3. Completando a postagem Dr. Osvaldo Degrazia, juntamente com Arquiteto Pascoal Minoggio,(descendente de Italiano), organizou a companhia "A Construtora", que entre outros melhoramentos, instalou pela primeira vez a iluminação elétrica em Itaqui.
    Pascoal Minoggio, responsável pela beleza da arquitetura do Mercado Público de Itaqui RS.

    ResponderExcluir

Olá visitante, seja bem-vindo! Siga o blog para receber as atualizações e postagens mais recentes e deixe o link do seu blog para retribuirmos a visita!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.